Governo cancelou hoje, 04/04, o LRCAP/2025
A Associação Brasileira das Empresas Geradoras de Energia Elétrica(Abrage) considera preocupante o cancelamento do LRCAP 2025, especialmente diante dos estudos da EPE e do ONS que indicam a necessidade de contratação de recursos de potência para garantir o atendimento à carga e a segurança do sistema elétrico nos próximos anos. As judicializações em torno desse processo acabam atrasando soluções fundamentais para o bom funcionamento do setor.
Para a Abrage é essencial que o leilão ocorra em 2025. Há projetos hidrelétricos em estágio avançado de desenvolvimento que podem entrar em operação antes de 2030. São empreendimentos altamente competitivos e, do ponto de vista ambiental, sustentáveis.
Para assegurar a confiabilidade do sistema a menores custos para os consumidores, a inserção de um produto hidrelétrico com entrega em 2029 se justifica, em complemento ao produto com entrega em 2030 já considerado pelo MME.
A Abrage tem mantido diálogo constante com o Ministério e com as instituições vinculadas responsáveis pela realização do LRCAP, contribuindo com propostas para o aprimoramento das regras e para a viabilização do leilão em um ambiente de equilíbrio e sustentabilidade para o setor.