Marisete Pereira toma posse no CNRH e reforça a atuação da Abrage na gestão sustentável das águas

Posse Conselheiros CNRH

A presidente da Associação Brasileira das Empresas Geradoras de Energia Elétrica -Abrage, Marisete Pereira, tomou posse ontem, 10/9, como titular no Conselho Nacional de Recursos Hídricos-CNRH, durante a 55ª Reunião Extraordinária, após dois anos de paralisação das atividades do Conselho. Representando o segmento “Concessionárias e Autorizadas de Geração Hidrelétrica”, Marisete reforça a presença da Abrage nas discussões sobre a gestão dos recursos hídricos no Brasil. O evento, realizado na sede da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico-ANA, marcou também a posse de 50 membros titulares e suplentes para o mandato de 2024 a 2028.

Na abertura da reunião, Marco Neves, diretor interino da ANA, destacou a importância de ações integradoras e políticas públicas focadas na gestão territorial e na governança da água, temas que, segundo ele, devem estar no centro das discussões do CNRH. “Cidades resilientes, a relação entre águas superficiais e subterrâneas, e a integração de políticas públicas serão temas fundamentais para debates e soluções sustentáveis”, afirmou Neves.

Marisete enfatizou os desafios que o Conselho enfrentará nos próximos anos, especialmente diante das mudanças climáticas que afetam o país. “Trabalharemos coletiva e ativamente para defender os interesses das empresas de geração hidrelétrica, buscando garantir a disponibilidade de água para geração de energia, a revitalização das bacias hidrográficas e a implementação de ações que permitam expandir a capacidade de armazenamento de água no país”, declarou.

Durante a reunião, a ANA também apresentou o “Relatório de Segurança de Barragens 2023”, que servirá como referência para a gestão da segurança das barragens no país. A Abrage acompanhará esses trabalhos por meio de seus Comitês Técnicos.

 

Rolar para cima