Abrage reúne Conselho de Administração para pactuar ações estratégicas

Na manhã, dessa sexta-feira, 14/06, a Associação Brasileira das Empresas Geradoras de Energia Elétrica – Abrage reuniu seu Conselho de Administração para apresentar o plano de ação estratégico, que comtempla as ações de trabalho, a partir dos 5 temas prioritários do Planejamento Estratégico da Abrage, pactuados em fevereiro deste ano.

O Planejamento Estratégico da Abrage vem sendo desenvolvido com o apoio da Consultoria PSR em parceria com a equipe técnica da Associação e representantes das empresas associadas. O trabalho tem o objetivo de definir as diretrizes e o plano de ação a curto, médio e longo prazo, para reposicionar as Usinas hidrelétricas no mercado de energia e na percepção da sociedade como fonte limpa, renovável e essencial na viabilização da transição energética, da segurança do setor elétrico brasileiro e da modicidade de custos aos consumidores com remuneração adequada pelos serviços que prestam.

“Não existe energia renovável barata sem hidrelétrica!” defendeu o CEO da PSR, Luiz Barroso, que em sua apresentação abordou as principais propostas de ações para o reposicionamento da Abrage, em relação aos temas prioritários eleitos pelas empresas associadas: Flexibilidade; Capacidade; Vertimento Turbinável; Competitividade de Mercado e Aprimoramento na Formação de Preços.

“As hidrelétricas desempenham um papel fundamental na matriz energética brasileira, pela flexibilidade de entrega, mas principalmente, pela capacidade de fornecer energia limpa e renovável com segurança e confiabilidade”, explica Marisete Pereira, presidente da Abrage, que defende que o País precisa reconhecer e remunerar adequadamente os serviços entregues pelas hidrelétricas.

Ainda Segundo Marisete, as UHEs também promovem a sustentabilidade ambiental e impulsionam a inovação tecnológica e econômica, garantindo um futuro mais resiliente e próspero para as gerações futuras.

Por fim, foi apresentado, na reunião, o Planejamento de Comunicação que deverá permear os cinco pilares do Planejamento Estratégico, ampliando divulgação das ações técnicas e articulação da agenda estratégica da Associação, para os diversos públicos mapeados na proposta, além de identificar as ferramentas mais eficazes e eficientes para essa atuação.

Rolar para cima