Abrage participa de reunião do G20 para discutir Transição Energética

Capital mineira sedia a 3ª reunião do Grupo de Trabalho de Transições Energéticas do G20 para debater sobre a dimensão social da transição energética, financiamento de baixo custo, acesso universal à energia limpa e inovação em biocombustíveis. Durante a cerimônia de abertura do evento, nesta segunda-feira, 27/05, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que o Governo busca fortemente reduzir a pobreza energética do Brasil, em uma transição energética justa e inclusiva e no fortalecimento do diálogo internacional com o envolvimento de todos os Países presentes.

Ainda de acordo com o Ministro, “não há caminho fora do diálogo internacional, e receber uma reunião do G20 na capital mineira demonstra às delegações, as potencialidades brasileiras proporcionadas por um clima tropical e terra fértil. Principalmente, como vemos aqui em Minas, onde 99% da matriz energética do estado é renovável.”

Para a Abrage, o convite para participação no evento representa uma oportunidade de interagir com as entidades brasileiras e estrangeiras do G20, com relação à manutenção e desenvolvimento da fonte hidrelétrica como energia firme, segura e barata para o sistema e para a sociedade como um todo, com capacidade de se manter protagonistas na transição energética justa e inclusiva global.

Nesses três dias os países participantes, vem discutindo os principais temas:

1) Acelerar os esforços de financiamento da transição energética, especialmente em mercados emergentes e economias em desenvolvimento;

2) Promover uma efetiva consideração da dimensão social da transição energética, visando a um processo justo e inclusivo;

3) Estimular perspectivas inovadoras para acelerar o desenvolvimento do mercado de combustíveis sustentáveis.

A presidência do Brasil no G20 pretende apontar ao mundo os desafios que precisam ser enfrentados para que essas transações se deem de forma justa, inclusiva e equilibrada. No GT, coordenado pelo MME, o objetivo de compartilhar informações e promover uma ação política coordenada para acelerar e ampliar os benefícios da transição energética para todo o mundo.

Uma das prioridades do Brasil, como presidente do G20, é a inclusão social e o combate à fome e à pobreza. “O tema energia está diretamente ligado ao desenvolvimento, tanto social quanto econômico”, finalizou Silveira para os participantes e convidados do G20.

Rolar para cima