Abrage Marca Presença no XXV Encontro Brasileiro de Ictiologia

Representantes das Associadas debatem os “Desafios da Conservação em Usinas Hidrelétricas”.

A Associação Brasileira das Empresas Geradoras de Energia Elétrica (Abrage) foi representada no XXV Encontro Brasileiro de Ictiologia (EBI), realizado em Palmas (TO) no último dia 27 de janeiro, por sua coordenadora do Comitê Socioambiental (CSA), Raquel Loures (Cemig), e pelos integrantes Andrea Szortyka (Engie) e Leandro Celestino (Auren). Durante o Workshop, as associadas abordaram os desafios relacionados à conservação de peixes e à qualidade da água na operação de usinas hidrelétricas, com ênfase nas questões trazidas pelas mudanças climáticas e mudanças na matriz elétrica.

O debate, que reuniu diversos especialistas do setor e renomados pesquisadores, busca alinhar iniciativas futuras para tornar a geração hidrelétrica mais sustentável, promovendo a integração entre gestores ambientais, concessionárias e cientistas. O objetivo é assegurar os usos múltiplos e a conservação dos ecossistemas aquáticos, criando soluções inovadoras para enfrentar as complexas questões ambientais da atualidade.

O evento, que segue até o dia 31 de janeiro na Universidade Federal do Tocantins, tem como foco a discussão sobre a rápida degradação dos ecossistemas aquáticos no Antropoceno. A edição deste ano do EBI fomenta uma troca de ideias entre Academia, Empresas e Poder Público, com o intuito de promover práticas mais sustentáveis e contribuir para o bem-estar social e ambiental.

Rolar para cima