A Associação Brasileira das Empresas Geradoras de Energia Elétrica (ABRAGE) participou, nos dias 19 e 20 de março, da sétima edição da Conferência Nacional de PCHs e CGHs. O evento foi promovido pela Associação Brasileira de PCHs e CGHs (ABRAPCH) e ocorreu no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, na capital federal, onde reuniu especialistas, autoridades, empreendedores e técnicos do setor elétrico para discutir temas cruciais para o futuro da energia hidrelétrica no País, tais como: a transição energética, a sustentabilidade na produção de energia, a importância da água e seus diversos usos, além da reinserção das PCHs e CGHs na matriz elétrica brasileira.
Marisete Pereira, presidente da Abrage, destacou a relevância do evento, enfatizando que o Brasil possui vastas potencialidades em termos de fontes de energia elétrica renováveis e limpas, com destaque para a hídrica, reconhecida por seus atributos únicos.
“A fonte hídrica tem relevância fundamental na matriz elétrica, porque fornece energia de base e contribui com a previsibilidade do sistema, garantindo segurança na operação”, explicou Pereira.
Além disso, como fonte de energia limpa e renovável, terá um papel importante e especial na transição energética, dada a riqueza desse recurso primário no Brasil”.
Com a presença de representantes de todo o País, a Conferência permitiu aos participantes a troca de conhecimentos e experiências, visando impulsionar o desenvolvimento das PCHs e CGHs e ampliar os discursos sobre os cenários atual e futuro, de forma mais sustentável e eficiente para o setor elétrico brasileiro.