Na manhã de hoje, 7/05, a Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados foi espaço de intensos debates durante a Audiência Pública sobre Leilão de Reserva de Capacidade na Modalidade de Potência- LRCAP que será realizado em 2024. Entre os principais convidados, a Associação Brasileira das Empresas Geradoras de Energia Elétrica (Abrage) se destacou, enfatizando o papel crucial das Usinas Hidrelétricas no cenário energético nacional.
Representantes de entidades públicas, incluindo o Ministério de Minas e Energia, e de associações do setor elétrico, como Abraget, Abeeólica e Absolar, foram convidados para compartilhar suas visões e experiências. Marisete Pereira, presidente da Abrage, ressaltou a contribuição das Usinas Hidrelétricas ao longo dos anos e que seus atributos se encaixam perfeitamente nas exigências regulatórias e necessidades do país em termos de modicidade tarifária, segurança energética e redução da pegada de carbono.
O professor Nivalde de Castro, do Grupo de Estudos do setor Elétrico – Gesel/UFRJ, trouxe contribuições valiosas ao afirmar que o sistema elétrico brasileiro precisará agregar soluções de armazenamento e que as Usinas Hidrelétricas Reversíveis são baterias naturais e a melhor opção, citando exemplos internacionais, em Portugal e China. “As outras inovações dependem da evolução de estudos e aplicação de leis regulatórias específicas e maduras”, explicou ele.
A Audiência foi presidida pelo deputado Max Lemos que, durante seu discurso, enfatizou a importância do debate sobre a possibilidade de contratação de usinas eólicas e fotovoltaicas aliadas a sistemas de armazenamento.
Ao final do evento, Marisete reiterou a importância de atenção ao custo aos consumidores, do adequado reconhecimento e valoração dos atributos das diferentes fontes de geração de energia elétrica, destacando o papel das Hidrelétricas na promoção da indústria nacional e na manutenção da matriz elétrica renovável, com custos acessíveis aos consumidores.
https://www.camara.leg.br/evento-legislativo/72517