A Associação Brasileira das Empresas Geradoras de Energia Elétrica (Abrage) reuniu em 28 de fevereiro, no Rio de Janeiro as mentes estratégicas de suas 21 empresas associadas em um marco significativo: o 1° Workshop de Planejamento Estratégico. Sob a consultoria especializada da PSR, o evento buscou definir as diretrizes e o plano de ação da associação para o ano de 2024.
Na cerimônia de abertura, a presidente da Abrage, Marisete Pereira, convidou as empresas a desempenharem um papel ativo na orientação da associação, enfatizando a importância de construir um futuro sustentável para o setor. “A partir da nossa discussão, e com o apoio do executivo e legislativo, será possível implementar uma agenda sustentável e prioritária para mostrar como as hidrelétricas são protagonistas na geração de energia limpa no Brasil.”
O encontro foi estruturado em quatro blocos estratégicos, abordando desde a visão global da transição energética até a construção de uma agenda de ações prioritárias para diferentes horizontes temporais.
Durante as apresentações, provocativas e instigantes, os CEOs e representantes das associadas foram desafiados a refletir sobre temas cruciais, incluindo o reposicionamento das hidrelétricas como fonte renovável, os serviços de flexibilidade prestados aos sistema elétrico, os atuais subsídios explícitos e implícitos do setor, os mecanismos de formação de preço, as possibilidades de exportação, o deslocamento da geração hidrelétricas por razões não hidrológicas, o potencial das hidrelétricas reversíveis, oportunidades de expansão, transição energética e descarbonização, além do papel das hidrelétricas na inovação tecnológica e contexto político.
Para Luiz Barroso, CEO da PSR, o evento foi propício para pactuar as concordâncias e discordâncias e avançar sobre as questões que envolvem as hidrelétricas nos campos da sustentabilidade, regulação, econômico-operacional para o reposicionamento no setor elétrico. “O maior desafio é a hidrelétrica ser remunerada pelos serviços que ela presta por ser essa alavanca de valor.”
Este evento marcou um passo crucial na definição do futuro da geração hidrelétrica no Brasil, destacando seu papel fundamental na transição energética global. A Abrage reafirma seu compromisso em avançarmos em direção a um horizonte mais sustentável.