Abrage destaca papel das hidrelétricas na transição energética durante o Liderança Verde Brasil Expo

Evento
Sanção da Lei do Combustível do Futuro

A Abrage marcou presença no evento Liderança Verde Brasil Expo, realizado ontem, 8/10, na Base Aérea Brasileira, em Brasília. O evento, que reuniu as maiores empresas dos setores de biocombustíveis, gás e energia elétrica, foi palco da sanção da Lei do Combustível do Futuro, considerada a maior iniciativa global de descarbonização dos setores de transporte e mobilidade. A nova lei foi assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em uma cerimônia que contou com a presença de importantes autoridades dos três poderes.

Segundo o Ministério de Minas e Energia (MME), a nova legislação pretende destravar R$ 260 bilhões em investimentos nos próximos anos e reduzir 705 milhões de toneladas de CO2 até 2037. Para o presidente Lula, o Brasil está em uma posição privilegiada para liderar a revolução energética mundial. “O Brasil é o país que vai fazer a maior revolução energética do planeta Terra, e não tem ninguém para competir”, destacou.

A Abrage, em conjunto com outras quatro associações: Abiape, Apine, Abragel e Abrapch, além de Itaipu, organizou um estande unificado para promover o papel das hidrelétricas no cenário da transição energética.

A presidente da Abrage, Marisete Pereira, destacou a importância da valorização das hidrelétricas existentes com ampliação e modernização das usinas existentes, além da expansão com construção de novas usinas, incluindo a tecnologia das usinas de bombeamento ou reversíveis,, para garantir a segurança e a sustentabilidade da matriz elétrica nacional, modicidade das tarifas, além de enfrentar as mudanças climáticas. “O consumo de energia no Brasil cresce junto com o PIB. É preciso que o Governo e o setor entendam que, para atender essa demanda, é essencial continuar investindo em hidrelétricas e em sua integração com outras fontes renováveis”, afirmou Marisete.

Oportunidades e desafios da transição energética

O Brasil, que já é referência mundial na produção de biocombustíveis e na geração renovável de energia elétrica, dá mais um passo importante para se consolidar como líder da transição energética global. A sanção da Lei do Combustível do Futuro cria um ambiente favorável para o desenvolvimento de novas tecnologias e o avanço de projetos sustentáveis que combinam geração de empregos e proteção ao meio ambiente.

Durante o evento, diversas tecnologias de descarbonização foram apresentadas, reforçando o papel do Brasil como protagonista global nessa área. A presença da Abrage e de outras associações no evento reforça a importância da participação ativa do setor hidrelétrico para garantir a confiabilidade e flexibilidade do sistema elétrico, assim como a modicidade das tarifas de energia elétrica, contribuindo para o desenvolvimento econômico e a geração de empregos, ao mesmo tempo, em que se combate a crise climática.

Com o programa Combustível do Futuro, o Brasil reforça seu posicionamento estratégico para liderar a transição energética global, impulsionando novas indústrias verdes e fortalecendo seu papel como um dos principais atores no cenário de sustentabilidade e inovação energética mundial.

 

 

Rolar para cima